Fale conosco no WhatsApp

Classificação de Resíduos

Já é de conhecimento que o tratamento de resíduos é uma atividade indispensável para assegurar que a empresa opere dentro dos padrões exigidos pela legislação, garantindo também uma destinação adequada que evite a poluição dos recursos naturais.

   

No entanto, quando falamos sobre o assunto, um elemento de extrema importância que deve ser levado em consideração em todo o processo é a composição dos resíduos gerados.

 

Assim como as empresas possuem atividades distintas, os resíduos também se diferem em características físicas, químicas e biológicas, que deverão ser compreendidas para definir a melhor alternativa para tratamento e descarte.

 

Essa decisão passará pela identificação dos constituintes em etapas conhecidas como classificação, caracterização e os tipos de resíduos, que seguem os padrões estabelecidos pela ABNT NBR 10.004/04.

 

 

Conhecendo os métodos de caracterização e classificação de resíduos sólidos

A caracterização e a classificação são etapas essenciais para garantir uma gestão eficiente, visando minimizar os riscos à saúde e ao meio ambiente que os resíduos oferecem. 

 

No entanto, mesmo que ambas trabalhem em conjunto por esse mesmo objetivo, há diferenças entre os dois processos. Entenda:

 

Caracterização 

A caracterização de resíduos consiste em determinar quais são os principais aspectos físico-químicos, biológicos, qualitativos e/ou quantitativos da amostra. Ou seja, essa é uma fase de conhecimento do resíduo e, a partir dos resultados analíticos obtidos, se define o método mais adequado para destinação do mesmo.

 

Todo o processo se dá em três passos, sendo eles:

 

1 - Descrição detalhada da origem: no primeiro momento avalia-se o material em um aspecto geral, considerando a cor, o estado, o odor e o grau de heterogeneidade.

 

2 - Denominação do resíduo: essa segunda fase é baseada em avaliar aspectos mais individuais, como o processo de origem, a atividade industrial da qual o resíduo surgiu, qual o seu constituinte principal, etc.

 

3 - Possíveis destinações: depois de conhecer o resíduo tendo em mãos informações mais concisas sobre sua composição, a terceira e última fase da caracterização trata justamente dos métodos de destinação. Os resultados obtidos apontarão se a alternativa mais adequada é aterro para resíduo perigoso, aterro sanitário para resíduo não perigoso, aterro de resíduo inerte ou outras técnicas de tratamento térmico, como a compostagem, a incineração ou o coprocessamento.
 

Classificação

Já para classificar os materiais é necessário identificar o processo ou a atividade de origem, além de suas características com as listagens de rejeitos e substâncias que apresentam poder de impacto à saúde e ao meio ambiente. 

 

Em suma, nessa etapa, a identificação dos constituintes avaliados deve ser criteriosa e estabelecida conforme as matérias-primas, os insumos e o processo que o gerou. A ABNT determinou a NBR 10004:2004 para guiar essa fase, através de uma série de critérios que dizem respeito às ameaças que esses materiais apresentam.

 

Laudo de classificação de resíduos: qual a importância do documento?

Para atestar que os resíduos se adequam em uma dessas divisões impostas pela NBR 10004:2004, as empresas devem possuir o que chamamos de laudo de classificação, que pode ser baseado exclusivamente na identificação do processo produtivo. 

 

Nesse documento, deve constar a descrição do processo de segregação e do critério de escolha de parâmetros examinados, quando for o caso, incluindo os laudos de análises laboratoriais — que traz informações extraídas previamente por meio da caracterização.

 

Dependendo do tipo e complexidade do resíduo, outros métodos podem ser exigidos pelo Órgão de Controle Ambiental, a fim de identificar seus possíveis riscos mais de perto.

Vale lembrar também que todas as documentações exigidas para comprovação da classe a qual o  resíduo pertence devem ser elaboradas por profissionais qualificados, afinal, são esses laudos que atestam a opção de destinação mais adequada, garantindo que a empresa cumpra as exigências legais.

 

Para saber como destinar seus resíduos para essa alternativa, entre em contato com nossos especialistas e solicite mais informações.

 
 

Fale conosco. Como podemos ajudar?

Preencha o formulário abaixo: