Educação Ambiental

 

Entendemos por Educação Ambiental, ações práticas fundamentadas em conhecimentos qualificados, sobre tudo, que nos levem a apropriação do meio ambiente, onde possamos construir e estabelecer relações de responsabilidade e harmonia, como forma de perpetuação e de manutenção da espécie humana e dos demais seres vivos do planeta dentro de um padrão condizente de qualidade de vida.

A Educação Ambiental num contexto de sociedade pode permitir a compreensão das características complexas do meio ambiente e interpretar a interdependência entre os diversos elementos que conformam os seres vivos, com vistas a utilizar racionalmente os recursos naturais na satisfação material e espiritual da sociedade no presente e no futuro.

Para fazê-lo, a Educação Ambiental deve capacitar ao pleno exercício de cidadania através da formação de uma base conceitual abrangente, técnica e culturalmente capaz de permitir a superação dos obstáculos à utilização sustentada do meio.

O direito à informação e o acesso às tecnologias capazes de viabilizar o desenvolvimento sustentável constituem um dos pilares deste processo de formação de uma nova consciência em nível planetário, sem perder a ótica local, regional e nacional. O desafio da educação é o de criar as bases para a compreensão da realidade.

A Educação Ambiental é uma forma de prática educacional sintonizada com a vida em sociedade. Ela só pode ser efetiva se todos os membros da sociedade participarem, de acordo com suas habilidades, das complexas e múltiplas tarefas de melhoria das relações das pessoas com seu meio ambiente. Isto só pode ser alcançado se as pessoas se conscientizarem do seu envolvimento e de suas responsabilidades.

É nesse contexto que a AmbiÉtica desenvolve cursos, palestras e programas práticos e teóricos para as diversas áreas do ensino, empresas e entidades públicas e/ou privadas.
 

 

MÓDULOS DE ENSINO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 

Fundamentos de Ecologia

 

a) Objetivos: Atualizar as informações e conceitos de ecologia para uso pelos docentes e comunidade escolar visando o planejamento e execução de programas e projetos ambientais.

b) Conteúdos:
• Conceitos Básicos de Ecologia
• Ciclos Naturais
• Ecologia Humana
• Biomas, Ecossistemas e áreas de relevante interesse ambiental
• Relações Ecológicas

c) Metodologia: aula expositiva dialogada, com uso de vídeos, palestras e atividades dirigidas; trilhas ecológicas na Floresta Nacional - FLONA/IBAMA de São Francisco de Paula.

Carga horária do módulo: 20 horas.
 

 

Educação Ambiental

 

a) Objetivos: Analisar e debater os principais conceitos associados aos objetivos da educação ambiental, das normas vigentes e das implicações no contexto escolar.

b) Conteúdos:
• Legislação ambiental
• Conceituação, princípios e práticas
• Atividades práticas para EA
• Elaboração de Programas e projetos

c) Metodologia: aula expositiva dialogada, com uso de vídeos, palestras e atividades dirigidas; visitas técnicas e saídas de campo; diagnósticos ambientais.

Carga horária do módulo: 20 horas.

 

 

Legislação Ambiental

 

a) Objetivos: analisar a legislação ambiental e os instrumentos de gestão ambiental. Compreender a complexidade da legislação ambiental e as implicações na vida em sociedade.

b) Conteúdos:
• Estrutura legal brasileira
• Instrumentos de gestão ambiental
• Normas ambientais vigentes
• SISNAMA/SISEPRA/Sistema Municipal de Meio Ambiente
• Licenciamentos ambientais
• Auto de Infração
• Responsabilidade por crimes ambientais

 

 c) Metodologia: aula expositiva dialogada, com uso de vídeos, palestras e atividades dirigidas; análise e estudo de caso.

Carga horária do módulo: 20 horas.

 

 

Educação Rural e Sustentabilidade

 

a) Objetivos: analisar a realidade agrária e agrícola regional e municipal, compreendendo as relações econômicas, culturais, sociais e ambientais.

b) Conteúdos:
• Conceitos básicos
• Geologia regional e local
• Agricultura Familiar
• Citricultura
• Suinocultura e avicultura
• Bovinocultura
• Piscicultura
• Hortifruticultura
• Criação de pequenos animais (cunicultura)
• Permacultura, agricultura orgânica e agroecologia

 

c) Metodologia: aula expositiva dialogada, com uso de vídeos, palestras e atividades dirigidas; visitas técnicas e saídas de campo; oficinas; atividades em grupo.

Carga horária do módulo: 20 horas.

 

 

Prevenção em Saúde

 

a) Objetivos: analisar as implicações em saúde das atividades desenvolvidas na região e município, compreendendo as relações entre o ambiente e o modo de vida.

b) Conteúdos:
• Aspectos de anatomia e fisiologia humana
• Saúde pública e saneamento ambiental
• Controle de zoonoses
• Princípio de toxicologia
• Poluição e saúde
• Venenos e peçonhas
• Plantas e chás medicinais
• Educação preventiva para a saúde

 

 c) Metodologia: aula expositiva dialogada, com uso de vídeos, palestras e atividades dirigidas; identificação e manipulação de animais peçonhentos.


Carga horária do módulo: 20 horas.

 

 

 

 

Resíduos Sólidos

 

a) Objetivos: analisar a realidade agrária e agrícola regional e municipal, compreendendo as relações econômicas, culturais, sociais e ambientais.

b) Conteúdos:
• Classificação dos resíduos
• Tipos de resíduos
• Gestão de resíduos
• Coleta, transporte, tratamento, processamento e disposição final.
• Coleta seletiva
• Separação e triagem
• Aterro, aterro controle e lixão
• Compostagem de resíduos
• Consumo e geração de Resíduos
• Ciclo de vida e impactos ambientais
• Programas e projetos

 

 c) Metodologia: aula expositiva dialogada, com uso de vídeos, palestras e atividades dirigidas; visitas técnicas a unidades de reciclagem, aterro sanitário e áreas degradadas pela disposição de resíduos; Elaboração de programas e projetos de reaproveitamento e reciclagem.

Carga horária do módulo: 20 horas.

 

 

Água e Recursos Naturais

 

a) Objetivos: Analisar a legislação ambiental pertinente ao tema, situação dos recursos hídricos na região e município, identificando ações para tratamento e controle da poluição dos esgotos.

b) Conteúdos:
• Legislação ambiental
• Bacia hidrográfica
• Comitê de bacia
• Aquíferos freáticos e abastecimento público
• Mapeamento dos arroios de Harmonia
• Qualidade das águas superficiais e freáticas
• Saneamento ambiental
• Cisternas e Reservação de água
• Programas e projetos

 

 c) Metodologia: Aula expositiva dialogada, com uso de vídeos, palestras e atividades dirigidas; visitas técnicas e saídas de campo junto ao rio Caí e arroios; atividade dirigida no balneário das Taquareiras; saída de campo no rio do Sinos/Martin Pescador.

Carga horária do módulo: 20 horas.

 

 

Impactos Ambientais Urbanos e Rurais

 

a) Objetivos: Compreender as relações entre o modo de vida atual e os principais impactos ambientais; analisar as atividades humanas e os efeitos ambientais; caracterizar os principais impactos ambientais regionais e locais.

b) Conteúdos:
• Caracterização dos impactos ambientais
• Noções de climatologia
• Impactos urbanos e rurais
• Poluição por agrotóxicos
• Resíduos agrícolas e impactos ambientais
• Poluentes e Poluição atmosférica
• Desmatamentos
• Introdução de espécies exóticas
• Mapeamento de conflitos: indicadores e metodologias

 

 c) Metodologia: Aula expositiva dialogada, com uso de vídeos, palestras e atividades dirigidas; visitas técnicas e saídas de campo; identificação de impactos ambientais.
Carga horária do módulo: 20 horas.

Carga horária do módulo: 20 horas.

 

 

Qualidade de Vida e Arborização Urbana

 

a) Objetivos: Analisar e identificar os componentes naturais e introduzidos pelas atividades humanas, compreendendo a importância da preservação e recuperação ambiental.

b) Conteúdos:
• Fauna e Flora regional
• Espécies de árvores nativas do município
• Mata ciliar
• Produção de mudas
• Arborização urbana em Harmonia
• Plano de arborização de ruas, escolas e propriedades

 

 c) Metodologia: Aula expositiva dialogada, com uso de vídeos, palestras e atividades dirigidas; visitas técnicas a criadouro conservacionista e saídas de campo; plantios de mudas.

Carga horária do módulo: 20 horas.

 

 
 

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