Ambiética – Assessoria, Consultoria e Licenciamento Ambiental em Novo Hamburgo - RS

Siga-nos:

(51) 3279-8161

Siga-nos:

(51) 3279-8161 / 3066-8160

listNotícias

Sede brasileira do Mercado Livre possui a maior usina solar em telhado do país

A maior usina solar construída em um telhado no Brasil possui duas mil placas fotovoltaicas instaladas em 4,7 mil metros de telhado. A instalação faz parte do projeto de sustentabilidade implantado na sede brasileira da empresa Mercado Livre, na cidade de Osasco, em São Paulo.

Com a instalação, o empreendimento passa a ter capacidade de produzir até 700 MWh por ano, o suficiente para suprir metade do consumo energético anual da empresa, e equivalente ao consumo médio anual de 360 residências.  

A obra foi realizada em apenas três meses, diz Rafael Coelho, gerente da unidade de geração distribuída da Pratil. “A instalação é rápida, limpa e interfere pouco no edifício e atividades do dia a dia da empresa.

Rafael Coelho ainda disse, “essas obras são compostas por partes móveis e, justamente por isso, a manutenção acaba sendo barata. A inclinação dos painéis também facilita para que a própria água da chuva faça a lavagem da superfície e não acumule folhas e sujeira”.

Como parte da estratégia de sustentabilidade do empreendimento, a iluminação foi totalmente automatizada com instalação de 2.800 lâmpadas LED, a fim de obter uma redução de até 75% do consumo de energia, além de evitar a emissão de quase 100 toneladas de CO2/ano na atmosfera, o equivalente a 560 árvores plantadas no período”, segundo o gerente da unidade de geração distribuída da Pratil, Rafael Coelho.

A fim de obter maior utilização dos recursos naturais, a construção possui grandes aberturas e janelas para privilegiar a entrada de luz natural no ambiente.

Além de tudo o que foi citado, há também o reaproveitamento da água da chuva que é feito por meio de quatro tanques de água de reuso para irrigação dos jardins e abastecimento das bacias sanitárias.

Toda essa construção custou R$ 105 milhões e terá capacidade de abrigar até 2 mil funcionários. A Inspiração para o novo empreendimento foi as empresas do Vale do Silício. Ela foi construída sobre três pilares “encantar talentos, aproximar-se de parceiros e clientes, e promover a sustentabilidade”, destaca Helisson Lemos, presidente do Mercado Livre no Brasil.

Fonte: http://engenhariae.com.br/meio-ambiente/sede-brasileira-do-mercado-livre-possui-maior-usina-solar-em-telhado-do-pais/