Ambiética – Assessoria, Consultoria e Licenciamento Ambiental em Novo Hamburgo - RS

Siga-nos:

(51) 3279-8161

Siga-nos:

(51) 3279-8161 / 3066-8160

listNotícias

Hong Kong decreta alarme após alto conteúdo de chumbo na água ser encontrado

Centenas de moradores de Hong Kong pediram ao governo novos testes de controle sobre a provisão de água corrente dias depois de algumas análises revelarem níveis excessivos de chumbo na água de um complexo de residências públicas na cidade.

A descoberta de conteúdo excessivo de chumbo aconteceu no fim de semana em um dos cinco prédios de um complexo de casas públicas situado no distrito de Kowloon City, no qual vivem cerca de 5.000 pessoas.

Os níveis de chumbo em três mostras tomadas em três andares diferentes foram de 10,8, 11,6 e 35,1 microgramas (mcg) por litro, segundo os padrões da Organização Mundial da Saúde, a quantidade de chumbo na água potável não deve estar acima dos 10 microgramas por litro.

Os moradores destes imóveis públicos estão pressionando o governo para que estenda as análises de água corrente a todos os polígonos de casas públicas da cidade.

Inquilinos afetados se manifestaram em frente ao escritório do Departamento da Habitação no domingo para pedir ao governo local maior rapidez no processo.

Segundo o diretor de Provisão de Água do governo de Hong Kong, Enoc Lam, o chumbo poderia ter vindo dos materiais de solda usados nas juntas dos encanamentos dos andares de onde foram tiradas as amostras.

O uso de materiais que possam liberar chumbo é proibido para este tipo de instalações, por isso que o governo não descarta processar a empresa de encanamento que realizou os trabalhos, disse Lam.

A exposição a longo prazo ao chumbo, quando se acumula em grandes quantidades no corpo, pode causar anemia, aumento da pressão arterial e prejuízo cerebral e renal, informou o Departamento de Saúde.

A responsável do departamento de Medicina Comunitária da Saúde, Regina Ching, disse que os níveis de chumbo nas mostras não representavam um risco significativo para a saúde, a menos que tenha sido consumido por toda a vida. 

Fonte: Terra