Ambiética – Assessoria, Consultoria e Licenciamento Ambiental em Novo Hamburgo - RS

Siga-nos:

(51) 3279-8161

Siga-nos:

(51) 3279-8161 / 3066-8160

settingsÁrea de Atuação



As organizações de todos os tipos estão cada vez mais preocupadas em atingir e demonstrar um comprometimento ambiental sólido, através do controle dos impactos ambientais das suas atividades, produtos ou serviços, tendo em consideração a sua política e objetivos ambientais. Estas preocupações surgem no contexto do aparecimento de legislação cada vez mais restritiva, do desenvolvimento de políticas econômicas e de outras medidas que fomentam cada vez mais a proteção ambiental.

Os cinco principais estágios do SGA definidos pela NBR ISO 14001:2004 podem ser assim descritos:

Política Ambiental – A administração se compromete com a melhoria ambiental e estabelece a política ambiental da empresa.

Planejamento - A empresa conduz a revisão de suas operações, identifica os aspectos e impactos e os requisitos legais e ambientais, estabelece os objetivos, avalia alternativas, define as metas e elabora o plano para alcançar as metas propostas.

Implementação e Operação – A empresa inicia o desenvolvimento do plano de ação estabelecendo responsabilidades, desenvolvendo treinamentos, comunicação, procedimentos operacionais e o plano de emergência, verificando se as metas ambientais propostas estão sendo alcançadas.

Verificação – A empresa avalia através do monitoramento das operações e de medições, se as metas estão sendo alcançadas. Se não estiverem sendo alcançadas, são realizadas as ações corretivas.

Análise pela administração - Através da análise o SGA é modificado objetivando otimizar a sua efetividade. O estágio de análise do SGA cria um ciclo de melhoria contínua.

A Auditoria Ambiental é um procedimento ordenado que tem por objetivo básico o exame e a avaliação dos aspectos legais, técnicos e administrativos relacionados às atividades ambientais e das ações necessárias ao encaminhamento das questões associadas.

Constitui parcela da auditoria a avaliação de riscos ambientais, da conformidade com as normas ambientais pertinentes, com a legislação e dos impactos ambientais associados.



Nossa empresa desenvolve e implementa Sistemas de Gestão Ambiental voltados à:

- Elaboração de diagnóstico ou avaliação ambiental inicial nas empresas para identificar as demandas ambientais existentes, com ênfase na minimização e gerenciamento de resíduos e efluentes;

- Orientação às empresas e propor soluções para a compatibilidade ambiental dos seus processos produtivos, produtos ou serviços;

- Subsidiar procedimentos para a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental e obtenção da Certificação Ambiental conforme NBR ISO 14.001/04;



O trabalho proposto pela empresa inicia com a elaboração de diagnóstico ou avaliação ambiental inicial, que permite às organizações, dentre outros aspectos:

- Conhecer seu perfil e desempenho ambiental;

- Adquirir experiência na identificação e análise de problemas ambientais;

- Identificar pontos fracos que possibilitem obter benefícios ambientais e econômicos;

- Tornar mais eficiente a utilização de matérias-primas e insumos;

- Servir de subsídios para definir a política ambiental da organização;

- Aplicação de questionários previamente desenvolvidos para fins específicos;

- Realização de entrevistas dirigidas com o registro dos resultados obtidos;

- Utilização de listas de verificação pertinentes às características da organização;

- Avaliação de registros de ocorrências ambientais, como infrações, multas, etc;

- Avaliação da atividade desenvolvida frente às exigências legais constantes na Licença de Operação concedida pelo órgão ambiental competente;

- Inspeções e medições diretas em casos específicos, como emissões atmosféricas, quantidades e qualidade de despejos e resíduos sólidos industriais. 

 

Área de Atuação: